A chegada de uma criança com necessidades especiais em uma família altera o curso de vida de todos os envolvidos. Com o impacto da constatação de que algo em seu desenvolvimento está em desacordo com os padrões típicos, surge a necessidade de pais (e/ou familiares) partirem em busca de informações para aprenderem a lidar com as limitações e defasagens apresentadas - sejam elas físicas, psicológicas, comportamentais ou neurológicas (tratando-se de hipótese ou diagnóstico fechado).

Esse processo pode acontecer na fase gestacional, após o parto ou por observações feitas durante os primeiros anos de vida da criança.

No início da vida escolar, algumas são identificadas (como deficiência intelectual, transtorno do espectro do autismo, distúrbios psicológicos, etc) e, em muitos casos, é pela avaliação dos critérios estabelecidos pela instituição de ensino que a família recebe o alerta de que algo no desenvolvimento da criança está em descordo com os padrões típicos. 

O Instituto Apta Mediação nasceu da vivência iniciada há 18 anos com esse rapaz sorridente chamado Luccas. A descoberta da deficiência intelectual e atraso global de desenvolvimento geraram a necessidade do acompanhamento de profissional especializado - chamado de "mediador escolar" (na época, ainda, uma novidade). Desde então, vivenciamos um crescente progresso na vida escolar de nosso filho, resultado das adaptações de conteúdo e estratégias trabalhadas de forma integrada: escola, mediadora, neuropediatra, terapeutas e família. Essa integração foi fundamental para estimular seu desenvolvimento, sua autonomia relativa e fortalecer ainda mais a sua autoestima, provando para si ser capaz de realizar atividades com o mesmo assunto tratado pelos demais colegas de sala.

 

Hoje, como consequência de um trabalho de inclusão muito bem feito, esse adolescente (que, de acordo com a opinião de alguns especialistas não chegaria a se alfabetizar) finalizou o fundamental II em sala regular e está partindo para o desafio do Ensino Médio. E sim, ele se alfabetizou. 

O Instituto Apta Mediação Escolar é o resultado da união da vivência pessoal com a experiência profissional de seus fundadores . Hoje, somos uma instituição com diversos parceiros e clientes e trabalhamos para que mais famílias possam vivenciar histórias de inclusão bem sucedidas. Para saber mais sobre o Instituto Apta Mediação, mantenha contato conosco.

Rio de janeiro:

Rua Eng° Haroldo Cavalcanti, 360 sala 305  Recreio dos Bandeirantes / RJ

 

São Paulo:

Avenida Paulista, 2.200

 Jardim Paulista / SP

(21) 2042-2144

(21) 97019-7100

(11) 97343-8313

Whatsapp

  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon