A importância do P.E.I e das adequações pedagógicas para os alunos de inclusão


Quais são as competências necessárias para atuar com alunos de inclusão?


A prática nos mostra que precisamos acionar todas as áreas dos saberes, buscar livros especializados, sua própria vivência na profissão, além da construção de sua relação com o aluno. Acima de tudo: persistência e paciência. Firmeza com afetividade. Sempre. Saber que esses alunos possuem um ritmo de desenvolvimento diferenciado, buscar o seu ponto de interesse, criar vínculos, vibrar com suas conquistas. Observar e aprender com eles – sempre. A representação gráfica do Professor Vasco Moretto demonstra claramente como essa relação deve ser construída.


Outros aspectos importante são: perseverança e finalização das atividades (mesmo que demande um tempo maior), avaliar a reação diante de erros e dificuldades, estimular a capacidade de atenção, participação em grupo, autonomia, comunicação, despertar sua curiosidade, apoio de materiais concretos, estimular a inteligência, o desenvolvimento emocional, desenvolvimento motor, cognitivo, matemático, leitura e escrita, organização do material escolar, etc . Todos esses aspectos são importantes para que a inclusão seja feita com qualidade.

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