A importância do engajamento dos pais no processo de inclusão

O envolvimento da família no estímulo ao desenvolvimento da criança com deficiência é elemento chave para aumentar as chances de sucesso na vida escolar.

.

A insatisfação com o trabalho desenvolvido pela escola, a busca por profissionais especializados e a crença na capacidade de seus filhos, são características comuns, entre os familiares do aluno de inclusão. Por isso, como forma de humanizar, relaxar a tensão e propiciar empatia, sempre dou início às reuniões de inclusão contando resumidamente minha vivência e desafios.

.

Todas as etapas que envolvem o trabalho de inclusão são importantes, mas a escuta, a empatia e o acolhimento desde a primeira entrevista, são essenciais para a construção de uma parceria sólida entre família e equipe multidisciplinar.

.

A luta presente é pela acessibilidade pedagógica – adequar, adaptar, ajustar as práticas pedagógicas para a realidade cognitiva e necessidade educacional que cada aluno demanda. E o agente transformador dessa realidade é a família, que deve cobrar das instituições de ensino a qualidade da inclusão. Nós pais não podemos aceitar adequações rasas!


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo